CineUrge promove Oficina de Direção para Cinema

oficinadedirdearte

Como já fizemos nas edições anteriores, um dos objetivos do Festival CineUrge é promover gratuitamente a formação de futuros cineastas de Cornélio Procópio e, com isso, fomentar a produção audiovisual na cidade.

Neste ano, ofertaremos, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, uma Oficina de Direção para Cinema, que será ministrada pelo cineasta londrinense Rodrigo Grota.

As inscrições estão abertas entre os dias 25/10 a 01/11. Poderão se inscrever apenas maiores de 16 anos. Serão ofertadas 20 vagas para a comunidade externa da UTFPR. O resultado da seleção das inscrições será divulgado no dia 03/11 pelo site www.cineurge.com e pelo Facebook www.facebook.com/cineurge.

/// Preencha sua inscrição AQUI.

| Cronograma |

Segunda, dia 7/11, das 18h às 22h – Oficina
Terça, dia 8/11, das 14h às 18h – Oficina
Terça, dia 8/11, às 18h45 – Exibição do filme “Leste Oeste” e debate com o cineasta Rodrigo Grota

| Conteúdo Programático |

A “Oficina de Direção para Cinema” apresenta, de forma introdutória, aspectos teóricos e práticos aplicados ao ofício do diretor em um set de filmagem. Entre os conteúdos trabalhados estão: estética cinematográfica, evolução da narrativa ao longo da História do Cinema, princípios de direção e mise-en-scène, direção de atores, decupagem de roteiro, direção de equipe no set de filmagem, além da atuação prática do diretor nas fases de pré-produção, filmagens e pós-produção.

| Objetivo |

Oferecer ferramentas para o Exercício Prático e Planejamento Estético no que se refere à Direção de filmes, com foco centrado no gênero ficcional; Propiciar atividades práticas formativas entre os alunos com a divisão em grupos – um para cada exercício: entre essas atividades estão decupagem do roteiro, criação de uma proposta estética para o filme, além do ensaio dos atores.

| Metodologia |

Aula expositiva, com demonstrações de exemplos concretos – comparações entre roteiros decupados e trechos de filmes; exemplificação de proposta estética para um filme; aulas práticas em sala de aula e análises de trabalhos em grupo.

| Sobre Rodrigo Grota |

Cineasta e sócio da produtora Kinopus. Dirigiu 12 filmes, conquistando mais de 50 prêmios entre festivais nacionais e internacionais, com destaque para a Trilogia do Esquecimento (Satori Uso, Booker Pittman, Haruo Ohara), série lançada em DVD e Blu-Ray e que em 2014 foi exibida em Sessão Especial na Cinemateca Francesa, em Paris. Formado em Comunicação Social – Jornalismo, é Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea, Mestre e Doutorando em Letras – cursos realizados na Universidade Estadual de Londrina. Ministra cursos de Direção, Roteiro, Montagem, Produção, Interpretação para Cinema e História do Cinema desde 2003. Foi Professor em Cursos de Graduação: Faculdade de Artes do Paraná/Unespar (2010- 2012), Universidade Metropolitana/Faculdade Pitágoras (2006). Leciona em Cursos de Pós-Graduação: Faculdade Pitágoras (2010-2016), UEL (2012-2013), Unopar (2014) e Unicesumar (2015-2016). Fundador da Kinoarte, instituto no qual trabalhou por 10 anos (2003-2013) desenvolvendo projetos e coordenando Oficinas e Festivais, como a Mostra Londrina de Cinema, a Mostra Marília de Cinema, a Kinoarte Mostra Curtas e as Oficinas Kinoarte. Já produziu mais de 20 curtas em Oficinas de Realização em Cinema e Oficinas Práticas de Direção e Montagem. Idealizador e editor da Revista Taturana (2007-2012). No momento, promove o seu 1º longa-metragem: Leste Oeste, além de pré-produzir o seu 2º longa: o documentário Assalto ao Banestado.

// Site: www.rodrigogrota.com

// IMDB: http://www.imdb.com/name/nm5172757/?ref_=tt_ov_dr

// Vimeo: https://vimeo.com/rodrigogrota

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *