Sobre o Festival CineUrge

O CineUrge – Festival de Cinema de Cornélio Procópio/PR nasceu de um anseio do artista visual e produtor cultural Edson Godinho, que em 2012 teve a ideia de produzir um festival de cinema na cidade de Cornélio Procópio. Em 2014, alguns anos mais tarde, com a parceria da jornalista e produtora cultural Carol Santos, o sonho tornou-se realidade. Eles comemoram as gratificantes parcerias firmadas para a realização do evento desde então, bem como o alcance nacional da Mostra Competitiva de Curtas e a repercussão positiva na mídia regional.

Os produtores do CineUrge: Edson Godinho e Carol Santos (Foto: Alvaro Eloy)

O festival, embora ainda pequeno, já carrega consigo uma grande responsabilidade, que é a de levar a efervescência da cultura de cinema para uma cidade pacata de médio porte do interior do Paraná, sem tradição alguma de produção audiovisual, e onde nem sequer há uma sala de exibição.

Além da exibição de filmes, o CineUrge promove atividades paralelas como oficinas e debates. Tais ações, de caráter educativo e informativo, possuem o objetivo de estimular a reflexão, o aprendizado e a produção de obras no formato curta metragem, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento do mercado audiovisual no formato.

Todas as sessões de filmes e atividades do evento são gratuitas, restringindo o público apenas no tocante à classificação indicativa de cada programa e ao número de vagas de uma atividade específica.

O valor social do Festival de Cinema se dá, principalmente, a partir de duas esferas: o caráter educativo promovido por suas atividades paralelas (no qual se busca a formação continuada dos interessados através de oficinas e debates), e a democratização do acesso à cultura através da gratuidade de todas as ações promovidas pelo evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *