CineUrge abre inscrições para oficina de Direção de Fotografia Cinematográfica

O CineUrge – I Festival de Cinema de Cornélio Procópio, em parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), abre hoje inscrições gratuitas para o workshop de Direção de Fotografia Cinematográfica. A oficina será promovida dentro da programação do evento, nos dias 12 e 13 de novembro, no Campus da UTFPR.

O workshop, que será ministrado pelo cineasta e fotógrafo Anderson Craveiro, tem como objetivo compreender o estudo básico da linguagem cinematográfica através do vídeo digital, e desenvolver habilidades na captação de imagens na produção em cinema e vídeo. As aulas serão expositivas e dialogadas, com atividades individuais e em equipe, e práticas com utilização de ferramentas.

Serão ofertadas 25 vagas para o workshop, das quais 16 serão destinadas a alunos da UTFPR e 9 para a comunidade externa. O único pré-requisito para participar é que o interessado seja maior de 16 anos, por questões de adequação ao conteúdo. As inscrições podem ser feitas somente pelo site do Festival (para a comunidade externa) até o dia 7 de novembro, os alunos da UTFPR que quiserem fazer a oficina devem procurar o professor Dirceu Casagrande. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de novembro no próprio site do CineUrge e também pela página do Facebook.

Sobre o ministrante

Anderson Craveiro é cineasta e fotógrafo graduado em Artes Visuais – Multimídia e especialista em Comunicação Visual em Mídias Interativas. Foi professor universitário nos cursos de Artes Visuais-Multimídia (2005 – 2012), e Cursos de Pós Graduação além de ministrar cursos e oficinas de realização em Cinema. Um dos fundadores e vice-presidente no período de 2003 a 2011 da Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina), membro do Conselho Municipal de Cultura na área de Cinema e Vídeo (2003 – 2009) e membro associado da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia). Atua em produções cinematográficas como diretor de fotografia e diretor. Atua também na produção de vídeo clipes, vídeos empresariais e VT´S publicitários. Atualmente é diretor proprietário da Clareira Filmes, produtora de audiovisual.

Conteúdo Programático da Oficina de Direção de Fotografia Cinematográfica:

Parte 1 – 12 de novembro (18h30 às 22h30)

Introdução e conceitos básicos da cinematografia digital e direção de fotografia. Estética cinematográfica e análise de imagens. Câmera DSLR principais elementos, modelos e novas tecnologias. Câmeras DSLR X Camcorders. Lentes, tipos de Lentes, adaptadores, distâncias focais e profundidade de Campo. Manuseio de câmeras DSLR, operação, regulagens, presets, picture style entre outros. Exposição, iso e temperatura de cor.

Parte 2 – 13 de novembro (18h30 às 22h30)

Exercícios com câmera. Internas e externas. Acessórios, filtros, cartões, suportes, áudio, formatos, codecs e compressões. Iluminação básica em cinema digital. Tipos de natureza e fontes de luz. Noções básicas de Pós-produção. Correção de Cor.

Para se inscrever, preencha o formulário aqui.

Mais informações pelo e-mail: festivalcineurge@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *