Festival CineUrge abre inscrições para oficina de Direção de Arte para Cinema

O CineUrge – II Festival de Cinema de Cornélio Procópio – abre inscrições gratuitas para a oficina  de Direção de Arte para Cinema. A atividade será promovida dentro da programação do evento, nos dias 24 e 25 de setembro, na Associação Musicarte.

A oficina, que será ministrada pela artista plástica Isadora Reimão, tem como objetivo compreender a estrutura básica e aspectos gerais da direção de arte voltada para o cinema. A oficineira, que já trabalhou como diretora de arte em dois filmes, vai também dividir um pouco da sua experiência profissional no desenvolvimento do seu trabalho no curta-metragem londrinense “Rubras Mariposas”. Na parte prática da oficina haverá também a produção de uma máscara de papel machê (técnica cartapesta), a qual será confeccionada pelos alunos.

Serão ofertadas 10 vagas para a oficina. O único pré-requisito para participar é que o interessado tenha idade mínima de 12 anos, por questões de adequação ao conteúdo. As inscrições podem ser feitas somente pelo site do Festival até o dia 21 de setembro. O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de setembro no próprio site do CineUrge e também pela página do Facebook.

oficinaisadora

Sobre a ministrante

Isadora Reimão é artista plástica e designer gráfica graduada em Designer Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou como designer gráfica na Folha de Piraju-SP, Instituto de Cinema e Vídeo Kinoarte de Londrina-PR, entre outras agências de design. Foi diretora de arte do filme curta-metragem “Rubras Mariposas” e do média-metragem “As Viagens de Jerê”. Foi ilustradora de diversas publicações. Já teve seus trabalhos participando em mostras e exposições de arte em Londrina-PR, São Paulo-SP, Portugal e Estados Unidos. Também já ministrou oficinas de aquarela em Londrina-PR e Piraju-SP.

Conteúdo Programático da Oficina de Direção de Arte para Cinema:

Parte 1 – 24 de setembro (14h às 18h)

O que é direção de arte. Desenvolvimentos do concept art junto à direção. Orientação e supervisão dos setores de figurino, cenário e objetos de acordo com o concept. Processo de direção de arte do filme “Rubras Mariposas”: desenvolvimento do concept; pesquisa sobre o tema; pesquisa sobre filmes relacionados ao tema; referências visuais; paleta de cores; definição de quais cores seriam utilizadas no filme; coleta de fotos com as cores desejadas; orientações para setores do figurino, objetos e cenário;  arrecadação de objetos e figurino; sistema de organização para devolução de objetos; acompanhamento de construção de cenário;  figurino especial.

Papel machê: explicação da técnica da cartapesta e início da produção de uma máscara (escultura e empapelamento)

 

Parte 2 – 25 de setembro (14h às 18h)

Continuação da produção da máscara de papel machê (retirada do empapelamento, pintura, acabamento)

Para se inscrever, preencha o formulário aqui.

Mais informações pelo e-mail: festivalcineurge@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *